Foto: Valdirene Sommer.

Foto: Valdirene Sommer.

A empresa Bananas Santomé, sediada no município de Massaranduba, atende, além de Santa Catarina, outros mercados do País. Seus clientes são mercados de médio e grande porte, inclusive redes nacionais que, assim como em relação a outros produtos, estão se tornando altamente exigentes quanto à qualidade da banana.

Para atender as exigências crescentes, a Bananas Santomé aderiu ao Selo de Conformidade CIDASC (SCC) e percebeu que as melhorias em sua unidade de processamento não seriam suficientes, estendendo-as também para seus fornecedores.

Contando com aproximadamente 30 fornecedores da região de Jaraguá do Sul, a CIDASC e a Bananas Santomé fizeram palestra de conscientização dos produtores de banana, enfocando as contínuas mudanças no mercado, as crescentes exigências dos consumidores e a necessidade de elevar o padrão sanitário da banana de Santa Catarina.

No referido encontro, os técnicos Pedro Sérgio, Valdirene Sommer e Wladimir Marcon levaram aos produtores mensagens de motivação para as mudanças e informações técnicas quanto aos Sistemas de Controle, dentre eles o Manual de Boas Práticas Agrícolas, as Instruções de Trabalho e o Caderno de Campo.

Segundo Wladimir Marcon, “As Práticas de Campo podem ser suficientes para que a banana seja entregue ao mercado com boa qualidade, mas sem Sistemas de Controle é impossível se afirmar que o produto esteja totalmente seguro”. “A busca pela segurança dos alimentos é o que propõe o Selo de Conformidade CIDASC”, conforme disse Pedro Sérgio.

Segundo a proprietária da Bananas Santomé, Claudenice Pauli Bonkoski, “A empresa precisa se aprimorar para manter seus importantes clientes e quem não atender as normas legais e as exigências dos consumidores estará fora do mercado”.

Fonte: Gerência de Classificação Vegetal.