No dia 02 de Outubro a CIDASC, Regional de Xanxerê, procedeu a entrega de certificado de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose pelo programa SC Rural.
A propriedade é a primeira a receber o certificado em 130 propriedades em processo de certificação em seis municípios da regional.
A entrega foi realizada na propriedade do Sr Alamir Mota em Abelardo Luz. Na ocasião estavam presentes o Gerente regional Volmir Frandoloso, o Médico Veterinário da CIDASC, Heitor de Sennes Pinto e representantes da Cooperativa Coolab, responsável pelo projeto estruturante para produtores de leite.
Como funciona
Para obter o certificado pelo SC Rural o produtor tem que estar associado a uma cooperativa, o custo da certificação é bancado pelo programa SC Rural com contrapartida Governo do Estado e coordenado pela CIDASC. São realizados três exames consecutivos em todo o rebanho da propriedade para a Brucelose e Tuberculose. Diante do resultado negativo para as doenças, a propriedade recebe a Certificação de Propriedade Livre. A exigência é a mesma para os processos particulares de certificação de propriedades livres para Brucelose e Tuberculose.
A expectativa é criar áreas de produção de leite de alta qualidade sanitária gerando produtos diferenciados no mercado aumentando a renda do produtor, além de contribuir para a melhoria da saúde pública humana e animal.
O produtor Alamir Mota e a Cooperativa Coolab, parceiras do projeto, consideram o programa SC Rural de Certificação de Propriedades Livres de Brucelose e Tuberculose, uma ação de extrema importância para garantir a melhoria da qualidade do leite produzido no estado de Santa Catarina.
Fonte: Administração Regional de Xanxerê.