Foto: Adr de São Joaquim.

Na terça – feira (29), foi realizada reunião técnica com os Médicos Veterinários habilitados (Responsáveis Técnicos) para atuarem em eventos.

Os Eventos com aglomerações de animais deverão seguir as legislações vigentes, onde caberá a entidade promotora do evento prover Médico Veterinário habilitado, responsável para garantir boa condição física e sanitária dos animais e pelo cumprimento das normas disciplinadoras.

A entidade promotora do Rodeio deverá comunicar e cadastrar a realização do evento ao órgão estadual de defesa agropecuária – CIDASC com antecedência de no mínimo 30 dias, além de indicar e apoiar o Médico Veterinário responsável.

Todo trânsito de Animal conforme legislação deve estar acompanhado da Guia de Trânsito Animal (GTA), e no caso de Equídeos, além da GTA tem que acompanhar os Exames Negativos para Mormo, e Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Carteira de Vacina contra a Gripe Equina.

Foto: ADR de São Joaquim

Participaram da Reunião a Médica Veterinária Eleanora Schmitt Machado, Responsável Estadual pela Sanidade Equídea e Educação Sanitária, o Gerente Regional da Cidasc de São Joaquim Rides Campos Ferreira, a Coordenadora de Pecuária da Regional Beatriz Vieira Paes, o Médico Veterinário da Cidasc Cassiano Cardoso Fabre, Médica Veterinária da Cidasc Denisi Cristini Ribeiro Lins.

O Gerente Regional Rides Campos Ferreira comentou a importância dos eventos serem realizados conforme a legislação e as normas disciplinadoras para garantir a Sanidade Animal do Estado de SC.

A Médica Veterinária além de falar da Saúde e Bem Estar Animal, destacou a situação atual do Mormo no Estado de Santa Catarina.

Fonte: Administração Regional de São Joaquim.