Ascom/Cidasc

As frutas produzidas por 27 famílias da Cooper Rio Novo de Corupá ganharam um QR Code, código que permite rastrear a localização e o produtor responsável pelos cachos da fruta. Antes do QR Code, a cooperativa já havia recebido um logotipo, embalagens personalizadas com a marca e até caixas de papelão estilizadas para o transporte das bananas do tipo premium.

O trabalho, realizado pelo Núcleo de Gestão de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a Cooper Rio Novo e outros 50 empreendimentos rurais, busca valorizar a produção e dar uma imagem mais profissional aos produtos da agricultura familiar, a começar pelo registro das marcas. O que fizemos foi mostrar o potencial do projeto. Agora é um processo gradativo – explica o professor Eugênio Merino, coordenador do NGD e responsável pelos 15 pesquisadores envolvidos na iniciativa.

A eficiência é outro foco na Cooper Rio Novo. Hoje, os agricultores lavam, classificam e embalam o produto, o que garante preço maior por caixa de frutas sem beneficiamento. Por meio de programa SC Rural, voltado a manter os jovens no campo e incentivar o empreendedorismo, a cooperativa conseguiu comprar tratores e uma esteira para agilizar o beneficiamento da banana, um computador para o setor administrativo, um gerador de energia e uma câmara frigorífica para climatizar a fruta.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC