Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

O agricultor Zelindo Fregullia, da comunidade de Vila Capitão, em Praia Grande, foi um dos 14 produtores do município que solicitaram sementes das variedades de milho de polinização aberta desenvolvidas pela Epagri. No dia 31 de agosto, ele foi ao escritório da Empresa para buscar suas sementes de milho SCS156 Colorado.

Zelindo decidiu apostar no Colorado depois de experimentar a farinha feita a partir dessa variedade e de conversar com um vizinho que cultivou o milho da Epagri no ano passado. Animado, buscou informações no escritório da Epagri e encomendou as sementes para plantar neste ano.

O agricultor, que é descendente de italianos, quer usar esse milho para produzir farinha e manter a tradição da polenta nas confraternizações da família. Segundo ele, a farinha do milho Colorado tem mais liga e o sabor é melhor. “Ela não amarga como algumas variedades que já plantei e ainda fica com uma cor mais bonita”, conta. Além de ser usado nas refeições da família, o grão também vai alimentar os animais da propriedade.

A saca de 10kg do milho Colorado custa R$50 e é suficiente para plantar uma área de 0,5ha. De acordo com o extensionista Thiago Koscrevic, da Epagri de Praia Grande, o investimento é praticamente a metade do valor gasto com sementes híbridas. No caso das sementes transgênicas, o investimento alcança cerca de R$250 por hectare. “Além de ter sementes mais baratas, as variedades de polinização aberta da Epagri têm custo de produção menor. O agricultor gasta menos com adubo e outros insumos”, acrescenta.

Assim como em Praia Grande, a procura pelos milhos da Epagri tem crescido em outros municípios da região. “Cerca de 95% das sementes de milho disponíveis no mercado são transgênicas e não atendem às necessidades dos pequenos produtores familiares”, conta o extensionista Thiago. Os agricultores têm buscado os milhos da Epagri com propósitos diversos, como obter alimentos mais saborosos e saudáveis, reduzir custos, produzir as próprias sementes e contar com boa produtividade e variedades mais resistentes a pragas e doenças.

Para ter mais informações sobre o cultivo e a obtenção de sementes não só do milho Colorado, mas também do SCS155 Catarina e do SCS154 Fortuna, basta entrar em contato com os extensionistas nos escritórios municipais da Epagri.

Fonte: Página Rural.