Imagem Ilustrativa

O Brasil registrou a sua maior produção de ovos de galinha, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram 725 milhões de dúzias de ovos contabilizados no segundo trimestre deste ano, o maior volume desde que IBGE começou a pesquisar a produção de ovos no país em 1983.

O resultado foi 2,7% maior do que o observado no primeiro trimestre deste ano e 3,9% superior ao registrado no segundo trimestre de 2014.

Para o ovo, a AGE do MAPA continua prevendo VBP positivo em 2015. A renda apontada é de um valor próximo de R$11,4 bilhões que, se confirmados, representarão aumento de 1,78% e expansão moderada, mas contínua, nos últimos cinco anos, isto é, desde 2011.

Em termos regionais, o VBP do ovo está mais diluído que o do frango. Mas não muito. O Sudeste (São Paulo e Minas Gerais à frente) responde por valor próximo de 50% do total previsto, vindo a seguir o Sul, com perto de 20%. O Nordeste, aqui, tem participação mais significativa que no frango, com quase 16% do total. Centro-Oeste e Norte vêm nas últimas posições com, respectivamente, 12,97% e 2,44% do VBP ora previsto para o ovo.

Fonte: MAPA