Dia 09 de Setembro de 2015 foi realizado no Laboratório Regional de Diagnóstico Animal de Joinville – LABJVL/CIDASC, pela empresa DIVITA Diagnósticos, o Treinamento para Diagnóstico de Brucella abortus pela técnica da Polarização Fluorescente – TPF (aprovada pela IN/MAPA Nº 27 de 20 DE OUTUBRO DE 2010). Por ser uma técnica bem mais simples e segura que o 2-ME, permitirá ao LABJVL atender toda demanda de exames confirmatórios do estado de Santa Catarina com rapidez e confiabilidade nos resultados.
Santa Catarina é o único Serviço de Defesa Sanitária Animal Estadual que possui o equipamento de Polarização Fluorescente e este ensaio já faz parte do pedido de Acreditação do LABJVL junto ao INMETRO.
O novo Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e da Tuberculose Animal já está em consulta pública (http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/CONSULTA%20PUBLICA%20IN%20Revisao%20PNCEBT.pdf) e contempla o teste de Polarização Fluorescente como teste único ou confirmatório para diagnóstico de Brucelose.
De acordo com as representantes da DIVITA Diagnósticos, Lívia Jorge e Letícia Requena, o equipamento de Polarização poderá também ser utilizado para diagnóstico de Brucella abortus em leite e futuramente no diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina e Tuberculose, quando validado pelo MAPA.
Participaram do Treinamento as Médicas Veterinárias dos Laboratórios da CIDASC (Beatriz Machado Terra Lopes, Daniele C. S. H. Kormann, Eli Cristina M. Verdum Nunes, Janandra Cortese e Tatiana Brognolli d’Aquino) acompanhadas da responsável Estadual pelo PNCEBT/CIDASC Karina D. Baungarten, do Diretor Institucional da CIDASC Rodrigo S. Conceição e da responsável Estadual pelo PNCEBT/MAPA Maria Goretti B. de Andrade.
Fonte: Beatriz M. Terra Lopes e Tatiana Brognolli d’Aquino, Responsáveis Técnicas pelo diagnóstico de Brucelose – AAT/2-ME/TPF