Na última segunda-feira, 14, a Regional da CIDASC de São Joaquim reuniu os produtores de leite de Rio Rufino para abordar a Certificação de propriedade como livre de brucelose e tuberculose.
O encontro foi realizado na Escola do Vime em Rio Rufino. As médicas Veterinárias da CIDASC, Beatriz Vieira Paes e Sônia Regina Oselame esclareceram os requisitos para que os produtores possam receber a certificação.
Para obtê-lo, é necessária a realização de três exames consecutivos em todo o rebanho da propriedade para a brucelose e tuberculose. Diante do resultado negativo para as doenças, a propriedade recebe a Certificação de propriedade livre. Este documento também é uma exigência para os beneficiários do Programa SC Rural, e neste caso, do projeto estruturante para produtores de leite.
A expectativa é criar áreas de produção de leite de alta qualidade sanitária gerando produtos diferenciados no mercado aumentando a renda do produtor, além de contribuir para a melhoria da saúde pública humana e animal. O encontro foi promovido pela Cidasc, com apoio da Epagri de Rio Rufino e a Secretaria Municipal de Agricultura.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
www.sc.gov.br/sdrsaojoaquim