Foto: Divulgação/SAR

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca assinou na tarde desta quarta-feira (9) o convênio com o Consórcio Intermunicipal Catarinense (Cimcatarina) para a utilização de um dos comboios de perfuração de poços artesianos. Os equipamentos cedidos atenderão a 22 municípios de diversas regiões e vão auxiliar no combate as estiagens sazonais.

Segundo o secretário Moacir Sopelsa, a parceria com o Consórcio Intermunicipal irá agilizar os trabalhos para minimizar os efeitos da estiagem em diversos municípios catarinenses. “Através do Termo de Cessão e Uso, a Secretaria cede os equipamentos e as prefeituras que fazem parte do Cimcatarina irão disponibilizar os servidores, a mão de obra e a manutenção”, explica. Sopelsa afirma que as tratativas para destinar o último comboio já foram iniciadas. O primeiro comboio foi entregue no fim julho para o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA), que atende a municípios da região Oeste.

O kit de perfuração que será entregue ao Cimcatarina é composto de roto-pneumática, compressor, moto-bomba, alojamento, munck, pipa semi-reboque, grupo gerador e ferramental. Os investimentos para a aquisição dos equipamentos são de aproximadamente R$ 5 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo do Estado.

O Cimcatarina atende a 22 municípios catarinenses, cobrindo uma área de 8,3 mil metros quadrados e atendendo a aproximadamente 290 mil habitantes. O consórcio é formado por Abdon Batista, Arroio Trinta, Brunópolis, Caçador, Calmon, Curitibanos, Frei Rogério, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Irani, Itá, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Monte Carlo, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

De acordo com o presidente do Cimcatarina, prefeito de Rio das Antas, Alcir José Bodanese, foram realizadas reuniões com os municípios para levantar a demanda inicial, que é de cerca de 60 poços. Ele destaca que há a possibilidade de adesão de outros municípios ao Consórcio, o que tornaria mais barata a manutenção dos mesmos. ?As perfurações devem começar nos próximos 60 dias. Antes disto vamos buscar ampliar a parceria com mais municípios e organizar um cronograma para o trabalho das equipes?, diz.

Também participaram da assinatura dos convênios o prefeito de Iomerê, Luciano Paganini, o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Rio das Antas, Rubens Ricardo Mocelin, e o diretor executivo do Cimcatarina, Elói Rönnau.

Informações adicionais:

Luiz Henrique Monticelli