Administração Regional de Rio do Sul

No dia 14 de agosto, a CIDASC de Alfredo Wagner, representada pela médica veterinária da CIDASC Patricia Mayer, realizou no município de Leoberto Leal, uma palestra com o tema “Raiva, Proteja Sua Família e seus Animais”, para os Agentes de Saúde Municipais.

Sendo estes agentes difusores de informação, é muito importante que estejam cientes dos perigos e prejuízos que representam essa zoonose para toda a comunidade e possam transmitir esses conhecimentos adquiridos para os produtores rurais do município.

Também houve entrega de folders explicativos sobre a doença.

A raiva é uma doença fatal que afeta todos os mamíferos, inclusive nós, seres humanos. A doença ataca o Sistema Nervoso e causa paralisia, agressividade e mudanças no comportamento do afetado.

O infectado elimina do organismo o vírus através da Saliva. Cuidado quando colocar a mão em cavalos ou bovinos que estejam com dificuldades de se locomover.

Os animais domésticos como cães e gatos transmitem a doença através da mordida.

Curiosidade: Os morcegos também transmitem a raiva. Quando ver o animal não toque, mesmo que esteja doente ou morto.

Fonte: Ciro Salla – CIDASC – Administração Regional de Rio do Sul.