Foto: Daniele C.S. Hoffmann Kormann (Responsável Técnica do Laboratório Regional de Diagnóstico Animal - CIDASC de Joinville)

Foto: Daniele C.S. Hoffmann Kormann (Responsável Técnica do Laboratório Regional de Diagnóstico Animal – CIDASC de Joinville)

O Ministério da Pesca e Aquicultura, em 13 de abril de 2012, por meio da Instrução Normativa n° 3, instituiu a rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Pesca e Aquicultura – RENAQUA, responsável pela realização de diagnósticos e análises oficiais. Sua missão é a de contribuir para a proteção sanitária dos organismos aquáticos e para a segurança do alimento obtido de recursos pesqueiros.

O Laboratório Regional de Diagnóstico, CIDASC/Joinville foi designado, por meio da Portaria MPA n° 125, de 24 de maio de 2012, como Laboratório Oficial – LAQUA, com escopo de diagnóstico para enfermidades de moluscos bivalves.

Sendo assim, a implantação do LAQUA e seu credenciamento na Rede RENAQUA seguirá pelo cumprimento de 3 etapas, que são:
1. Treinamento no AQUACEN/MG. Já realizado, onde duas médicas veterinárias do Laboratório de Joinville ficaram 12 dias do mês de maio/2015 no Laboratório Central do MPA, executando e acompanhando as técnicas de PCR convencional, PCR tempo real e Sequenciamento;
2. Implantação dos diagnósticos a serem realizados no LAQUA/Joinville. Esta etapa aconteceu entre os dias 17 e 19 de agosto/2015, onde a pesquisadora do AQUACEN/MG, Dra. Fernanda Dorella, acompanhou a execução dos testes na técnica de PCR convencional das duas médicas veterinárias do Laboratório de Joinville já treinadas na primeira etapa;
3. Participação de Ensaios de Proficiência entre as Unidades. Nesta etapa, serão enviadas à Unidade LAQUA/Joinville amostras “às cegas” para que o mesmo comprove a adequada execução dos testes, repetibilidade e confiabilidade. Esta última etapa está prevista para acontecer até novembro deste ano.

Sendo assim, o LAQUA Joinville já cumpriu as duas primeiras etapas, estando no aguardo do recebimento das amostras de Proficiência. Após a aprovação na Proficiência e, conforme cronograma designado pelo MPA, o LAQUA/Joinville estará apto a receber amostras do Serviço Oficial de qualquer região do Brasil, para o diagnóstico das seguintes enfermidades de moluscos bivalves:
Detecção do protozoário Bonamia ostreae por PCR;
Detecção do protozoário Bonamia exitiosa por PCR;
Detecção da bactéria Xenohaliotis californiensis por PCR;
Detecção do protozoário Perkinsus marinus por PCR;
Detecção do protozoário Perkinsus olseni por PCR;
Detecção do protozoário Mikrocytos mackini por PCR;
Detecção do protozoário Marteilia refringens por PCR.
Fonte: Daniele C.S. Hoffmann Kormann (Responsável Técnica do Laboratório Regional de Diagnóstico Animal – CIDASC de Joinville)

Gerência de Apoio Laboratorial