Ascom/CIDASC

O modelo de inspeção sanitária executado em Santa Catarina será apresentado aos prefeitos e secretários municipais da Agricultura do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (2), às 15h, durante a Expointer, em Esteio (RS).  O Seminário sobre Suasa/Sisbi é promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Associação de Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil).

O diferencial de Santa Catarina é a permissão para contratar médicos veterinários da iniciativa privada para os serviços de inspeção de produtos de origem animal, o que aumentou muito o número de profissionais habilitados para prestar os serviços. Para atender a demanda das agroindústrias, a Secretaria Agricultura criou normativas próprias, dentro do Regulamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal, permitindo que a contratação de médicos veterinários do setor privado para executar os serviços de inspeção. Esses profissionais devem estar vinculados a uma instituição credenciada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e também serem habilitados para prestar o serviço.

A intenção dos prefeitos e secretários municipais da agricultura do Rio Grande do Sul é que o modelo de Santa Catarina seja referência não só para o estado, mas também para o Governo Federal na implantação do Sisbi.

Informações adicionais:

Ana Ceron