A abertura oficial da I Festa Catarinense da Banana acontece nesta sexta-feira, 21, em Corupá, no Seminário Sagrado Coração de Jesus. A programação segue até o dia 23 com concursos, exposição e apresentações culturais. O ponto alto é o desfile de máquinas, marcado para domingo, às 9 horas.
Paralelo a festa acontece o III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos, com pesquisadores de 11 países. O congresso teve início no dia 18 e encerra nesta quinta-feira, 20.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, esteve no Seminário na tarde desta quinta e conferiu os produtos à base de banana e os cachos premiados. “Os dois eventos são de fundamental importância para os produtores e para toda região, que é referência no cultivo da fruta. O congresso com o aprimoramento das pesquisas e a festa por enaltecer a cultura do município”, falou Floriani.
O gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR, Everton Demarchi também prestigiou o evento. O Governo do Estado é um dos apoiadores com o repasse de R$ 40 mil para cada programação. “O Estado, bem como os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Regional, reconhece a importância de investir em eventos importantes como este, que trazem o melhoramento no plantio e maior rendimento”, falou Demarchi.
Corupá é a Capital Catarinense da Banana, com 5500 hectares de produção, cerca de 650 famílias envolvidas no cultivo e 3 mil empregos diretos.
Confira a programação completa:
Fonte: Secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani – 47 91761239
—
Ana Cenatti – 3277 JP/SC
Assessora de Comunicação
24ª Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR
Fone (47) 3276 9241 ? Cel. (47) 8861 2652 – Jaraguá do Sul