Dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado há anos pela CIDASC na Defesa Sanitária Vegetal no Estado de Santa Catarina, foram realizadas no início do mês de agosto as fiscalizações dos pontos com suspeitas de ataque de vespa da madeira (Sirex noctilio) em reflorestamentos de Pinus spp. nos municípios pertencentes à Administração Regional de Videira.
A promoção da sanidade das populações vegetais, evitando a introdução e disseminação de pragas de importância econômica para o Estado é uma das atividades desenvolvidas diariamente pela CIDASC, entretanto a demanda pontual surgiu através do termo de cooperação Técnica 001/2015, firmado entra CIDASC, EPAGRI, ACR, FIESC, SAR e EMBRAPA.
A equipe formada pelos engenheiros agrônomos da CIDASC Cassiano Augusto Araujo e João Altino B. de Almeida acompanhados pelo técnico do Sindicato da Indústria da madeira de Caçador Fernando Buscarons visitaram 35 reflorestamentos distribuídos nos municípios de Videira, Fraiburgo, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso e Tangará.
Durante as inspeções realizou-se a derrubada de árvores com suspeitas, retirando-se os toretes (pequenas toras) de 30 centímetros de comprimento do terço médio e superior da árvore para verificar a presença da vespa através de respingos de resina no tronco e, também, pela presença de galerias ou de larvas de vespa.
A presença da praga não foi verificada em nenhuma das áreas fiscalizadas. Entretanto, caso houvesse confirmação de ataques, as árvores derrubadas seriam inoculadas gratuitamente com o nematóide utilizado para o controle biológico da vespa da madeira. O proprietário seria notificado, exigindo dele a realização do manejo adequado (principalmente a realização de desbastes) para evitar a disseminação da vespa.
Fonte: ADR de Videira