Mercado chinês é o maior consumidor de carne suína e figura entre os três maiores importadores mundiais da proteína. Ascom/Cidasc

Mercado chinês é o maior consumidor de carne suína e figura entre os três maiores importadores mundiais da proteína.
Ascom/Cidasc

O Rio Grande do Sul iniciou, neste mês de agosto, às exportações de carne suína para a China. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), é o primeiro embarque realizado pelo estado desde a abertura do mercado chinês para a suinocultura brasileira, ocorrida em 2011. 


O primeiro contrato gaúcho de venda para o mercado chinês foi efetivado pela unidade de Santa Rosa da Alibem Alimentos – habilitada em abril do ano passado.  Ao todo, 200 toneladas de carne suína foramexportadas
“Até então, apenas os frigoríficos localizados em Santa Catarina realizavam embarques para a China.  Isto aponta para um horizonte positivo, de crescimento para este valioso mercado, o maior do mundo”, destaca Turra. O mercado chinês é o maior consumidor de carne suína e figura entre os três maiores importadores mundiais da proteína. 


“Neste primeiro semestre, apenas 306 toneladas haviam sido exportadas para o destino, metade do efetivado no mesmo período de 2014. A partir de agora, acreditamos que os embarques para a China devem apresentar reação”, explica Rui Eduardo Saldanha Vargas, vice-presidente de suínos da ABPA. 

 

Fonte: AF News Agrícola