enfrute-web-735x400Aconteceu na semana passada, em Fraiburgo, o XIV Enfrute – Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado. O evento, maior do Brasil no segmento, é realizado pela Epagri em parceria com a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), a Prefeitura de Fraiburgo e a Embrapa Uva e Vinho.

A programação contou com 23 palestras nacionais e internacionais que destacaram tecnologias para produção de frutas de caroço, maçãs, kiwi, uvas de mesa e para vinhos, entre outras variedades típicas de clima temperado. Também aconteceu a apresentação de cerca de 200 trabalhos científicos inéditos e exposição de 55 empresas de insumos agrícolas. O público, de cerca de mil pessoas, foi formado por produtores rurais, estudantes, professores universitários e pesquisadores.

O Presidente da Epagri, Luiz Hessmann, avalia que esse tipo de evento é uma resposta da Empresa para a sociedade catarinense. Durante a abertura ele destacou que só no último concurso a Epagri contratou 12 doutores para desenvolver pesquisas em fruticultura. “Nosso grande objetivo é que esse conhecimento chegue ao produtor”, declarou, lembrando que eventos dessa natureza têm justamente essa função.

O gerente de Pesquisa da Estação Experimental da Epagri em Caçador, Renato Vieira, coordenador geral do XIV Enfrute, ressalta que esse é um dos maiores eventos da área na América Latina. Além do aspecto prático de apresentar ao mercado novas tecnologias, ele lembra que o evento também busca ser um momento de reflexão sobre a cadeia produtiva de frutas de clima temperado no Brasil.

Para o chefe geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, a integração de pesquisas com a Epagri é fundamental para o desenvolvimento da cultura de frutas de clima temperado no Brasil. Ele avalia que os projetos desenvolvidos em pareceria pelas duas Empresas é uma forma de otimizar os recursos disponíveis para pesquisa na área. Como bom exemplo dessa parceria, ele cita a tecnologia de combate ao cancro da maçã. “A Epagri se manteve fortalecida nos últimos anos e se destaca em nível nacional”, afirmou.

Na abertura do evento, a Epagri homenageou três pesquisadores aposentados que contribuíram para o desenvolvimento da cultura de frutas de clima temperado em Santa Catarina: Atsuo Suzuki, Clori Basso e Frederico Denardi. Suzuki instalou na década de 1970 o laboratório de análise foliar da Epagri e atuou como elo entre pesquisadores catarinenses e japoneses em projetos de pesquisa sobre fruticultura de clima temperado. Basso foi o criador do laboratório de nutrição vegetal da Epagri e planejou e executou o primeiro trabalho de nutrição de macieiras de Santa Catarina. Denardi foi melhorista genético na área de fruticultura e participou do desenvolvimento de muitos dos cultivares de maçã produzidos até hoje e de outros lançados durante o XIV Enfrute.

Fonte: Economia SC