Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

O agronegócio faz de Santa Catarina um estado diferenciado. Com apenas 1,2% do território nacional e 16% da população na área rural, se consolida como um dos principais produtores de alimentos do país. Hoje, Santa Catarina é o primeiro produtor nacional de cebola, carne suína, ostras, mariscos e pescados e o segundo maior produtor de aves, arroz, fumo e maçã. É um estado referência em sanidade animal e vegetal, tendo dois certificados internacionais de livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica. E tudo isso só é possível graças ao trabalho incansável dos agricultores catarinenses. Neste mês de julho, quando são comemorados o dia do colono (dia 25) e o dia do agricultor (dia 28), a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca parabeniza todos os produtores rurais.

 Em Santa Catarina, são quase 195 mil propriedades rurais, das quais 90% possuem menos de 50 hectares, ou seja, somos o estado da agricultura familiar por excelência. E, aqui, agricultura familiar é sinônimo de produtividade e geração de renda. A maior prova disso é que, no último ano, o agronegócio catarinense foi reconhecido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) como o segundo mais competitivo do país.

 Segundo o secretário da Agricultura, Moacir Sopelsa, o grande diferencial de Santa Catarina está nas pessoas que vivem aqui. “As conquistas que temos no setor agropecuário se devem a parceria sólida entre o Governo do Estado, iniciativa privada e, principalmente, produtores rurais. São eles que nos motivam a trabalhar cada vez mais em busca do desenvolvimento da agricultura e pecuária do estado”.

 Para fortalecer o agronegócio catarinense, a Secretaria oferece aos agricultores mais de dez programas, além dos serviços de extensão rural, assistência técnica, pesquisa agropecuária e defesa sanitária animal e vegetal, executados por suas empresas vinculadas, Epagri e Cidasc. Os programas contemplam desde subvenção para aquisição de calcário, sementes de milho e kit forrageira até financiamentos para fomentar a produção agropecuária.

A Secretaria apóia ainda a construção de armazéns no estado, a aquisição de touros de raças de corte de boa qualidade, a adesão ao seguro agrícola, os projetos de captação e uso da água da chuva, além da regularização da propriedade rural, entre outros.

 “Os agricultores têm uma grande responsabilidade: produzir alimentos. A Secretaria da Agricultura quer estar presente para defender e apoiar esse trabalho tão importante. Parabéns a todos os agricultores, vocês são motivo de orgulho para todos os catarinenses”, destaca Sopelsa.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC