Foto:: Divulgação

Foto: Divulgação

Agronegócio catarinense comemora os 40 anos da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro). Nesta sexta-feira (24), a entidade reuniu ex-secretários de Estado da Agricultura, ex-presidentes e lideranças do setor para um jantar em Florianópolis onde celebraram as quatro décadas de conquistas. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, foi um dos homenageados da noite e fez questão de destacar a importância da Fecoagro para o desenvolvimento da agricultura catarinense.

Atualmente, a Federação atua em todas as regiões do estado e continua incentivando a integração e a intercooperação. A estrutura da Fecoagro conta com uma Central de Compras, uma Unidade Misturadora de Fertilizantes, um programa de rádio diário, um programa de televisão e uma TV online. “A Fecoagro é uma entidade que nasceu para unir, não só as cooperativas que se associam a ela, mas também os produtores rurais, que encontram nela referência de seriedade e dedicação ao trabalho”, ressaltou Sopelsa.

A força do cooperativismo catarinense também foi tema dos discursos. O presidente da Fecoagro, Luiz Vicente Suzin, destacou a importância do setor para o fortalecimento da agricultura catarinense. “O cooperativismo de Santa Catarina é destaque nacional, é a prova de que a soma de esforços pode levar ao crescimento. Quero fazer uma homenagem especial aos produtores rurais catarinenses, que são o motivo de nós estarmos aqui hoje. Um povo trabalhador, que unido no cooperativismo, pôde chegar mais longe”.

O secretário da Agricultura falou ainda sobre a parceria entre Federação e Secretaria da Agricultura na execução do Programa Terra-Boa, que já beneficiou milhares de produtores rurais com a subvenção para aquisição de sementes de milho, calcário, kits forrageiras e kit apicultura.  “A Fecoagro é um dos braços da Secretaria. Nós trabalhamos juntos para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos da agricultura catarinense. Essa parceria é fundamental para que possamos atender com eficiência o homem do campo”.

Durante o jantar comemorativo, os 24 ex- secretários da Agricultura e todos os ex-presidentes da Fecoagro foram homenageados pelo papel fundamental no sucesso da entidade. Moacir Sopelsa falou em nome dos secretários e fez menção especial a dois deles: Glauco Olinger e Victor Fontana. Eles foram os secretários que acompanharam a criação da Fecoagro e deixaram suas marcas na história do agronegócio catarinense.

Glauco Olinger foi o precursor da extensão rural em Santa Catarina com a criação da Acaresc, que junto com outras empresas se tornou a Epagri, e o Victor Fontana é o grande responsável pelo melhoramento da suinocultura e da avicultura no estado. Segundo o Sopelsa, sem essas iniciativas, não chegaríamos onde estamos hoje. Um estado que tem 1,12% do território brasileiro e é o quinto maior produtor de alimentos do país. Uma referência em sanidade agropecuária, com dois certificados internacionais concedidos pela Organização Mundial de Saúde Animal, e habilitado a exportar nossos produtos para mercados exigentes.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC

DSC_0135 DSC_0124