Foto: Facebook Moacir Sopelsa

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e a Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Epagri) estão presentes na Expo Agro 2015, que está sendo realizada em Concórdia até o próximo domingo (26). Além de investir R$ 135 mil para a realização do evento, o Governo do Estado, através da gerência regional da Epagri, contribuiu com a organização dos espaços destinados à agricultura familiar e ao Seminário Estadual da Agricultura Familiar, que está sendo realizado nesta sexta-feira.

A expectativa da organização da Expo Agro é de que cerca de 100 mil pessoas circulem pelo Parque de Exposições durante os cinco dias de evento. A estimativa é movimentar em torno de R$ 30 milhões em negócios. “Estimular a economia catarinense é uma das principiais metas do Governo do Estado neste momento. Por isso, a Secretaria da Agricultura e da Pesca se empenha em apoiar os eventos agropecuários. A agricultura é o principal motor da economia catarinense”, enfatiza o secretário Moacir Sopelsa.

Os investimentos do programa SC Rural nos municípios da região também estão em evidência no estande da Secretaria da Agricultura/Epagri. Somente em projetos estruturantes e na instalação da unidade de apoio e referência na formação de jovens, foram investidos R$ 2,76 milhões nos últimos anos.

Ao lado do estande está a Mostra da Agricultura Familiar. De acordo com o gerente regional da Epagri, Luiz Carlos Bergamo, estão à disposição dos visitantes centenas de produtos, como bolachas artesanais, geleias, bolos, queijos, pescados e artesanato. Todos os produtos são originários de 110 agroindústrias familiares de 19 cooperativas da região. “Os produtos são inspecionados, de qualidade, o que garante a segurança alimentar dos consumidores”, garante.

O Restaurante da Agricultura Familiar, um dos principais atrativos da Expo Agro, também tem a contribuição da equipe da Epagri. Com o objetivo de mostrar ao público a produção local e incentivar os produtores do município de Concórdia, o Festival Gastronômico é um diferencial da Feira. A presidente da Central das Cooperativas da Agricultura Familiar (Cecaf), Marivani Galelli, revela “tudo está sendo feito com muito carinho para agradar a todos. As tilápias servidas são as produzidas nos tanques-rede, em Linha Pinheiro Preto. Os frangos também são de produtores rurais do interior de Concórdia. Neste sábado e domingo, o cardápio é a base de carne suína”.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC