Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Apicultores e outros profissionais que trabalham no setor terão a oportunidade de se atualizar sobre sanidade e manejo apícola nos dias 14 e 15 de agosto em Curitibanos. O Salão Paroquial da Igreja Matriz do município recebe o 32º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores, que está com inscrições abertas com desconto até 24 de julho. O evento é uma realização da Epagri, da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), da Associação Empresarial de Curitibanos e da Associação dos Apicultores de Curitibanos.

Palestras com especialistas do Brasil e do exterior abordarão temas como mortalidade das abelhas, manejo sanitário, polinização, multiplicação e introdução de rainhas, melhoramento genético, autonomia e evolução de abelhas, comunicação das abelhas nativas e ovogênese e rituais de postura. As palestras com o português João Pedro Cappas e Sousa, estudioso de renome internacional que pesquisa os insetos sociais, são um dos destaques da programação.

abelhaEm oficinas, os participantes aprenderão a fazer o manejo sanitário e preparar alimentos para as abelhas. Haverá também oficinas sobre a criação de abelhas nativas para iniciantes. “O evento é voltado tanto para pessoas que buscam informações mais avançadas sobre a atividade quanto para quem pretende começar a produzir mel”, explica Ivanir Cella, gerente de apicultura da Epagri.

Cella explica que a apicultura passa por um bom momento e que os produtores estão bastante animados com o aumento do consumo dos produtos das abelhas em todo o mundo. “Santa Catarina está dobrando a produção de mel a cada cinco anos. Hoje são colhidas 6,5 mil toneladas por ano em 350 mil colmeias. O Estado é o terceiro maior produtor de mel do País e o segundo maior exportador. Do mel vendido para outros países, 42% tem certificação orgânica”, destaca. Ele acrescenta que o Brasil é o décimo produtor mundial e em cinco anos deve alcançar a quinta colocação.

Cerca de 600 participantes do Brasil e do exterior são esperados para o evento. Só de Santa Catarina, já estão organizados 12 ônibus de agricultores de todas as regiões. Confira abaixo a programação.

Mais informações: Ivanir Cella, nos telefones (48) 3665-5110, 8801-8269 e 9607-4833 ou no e-mail ivanir@epagri.sc.gov.br.

 

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC