A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Regional de Videira, realizou na última semana a “Fiscalização Volante” que visou verificar o cumprimento das leis federais e estaduais de transporte de animais e acondicionamento e transporte de produtos de origem vegetal e animal. Foram efetuadas 31 abordagens, além da entrega de diversos materiais informativos. Nenhuma autuação foi expedida.
Para o gerente da Administração Regional de Videira, Mario Milani, a operação é rotineira “Hoje o Estado de Santa Catarina tem um status sanitário reconhecido nacionalmente graças a esse tipo de ação, que visa, além de fiscalizar o cumprimento das leis, trabalhar com a educação e a prevenção. Na nossa regional esse trabalho vem sendo desenvolvido constantemente” afirmou.
As operações foram realizadas nos municípios de Salto Veloso, Arroio Trinta e Videira. Ambas contaram com o aporte da Polícia Militar ou Rodoviária, dependendo da localização do ponto de abordagem. Nas ocasiões foram verificados: carroceria, porta malas, acondicionamento, temperatura, origem, rotulagem, analisados os dados compostos na documentação das cargas, entre outros quesitos.
Os motoristas ainda receberam material informativo sobre diversos assuntos: segurança alimentar de produtos de origem animal, cydia pomonella, inspeção de produtos de origem animal, raiva, mormo, peste suína clássica, brincagem, alerta fitossanitário, entre outros assuntos.
A coordenação da operação foi da equipe da Cidasc, Regional de Videira, por meio do responsável pela área de Agricultura, Cassiano Augusto Araújo; pela área de Pecuária, Marcelo Grazziotin, e pela área de Inspeção Estadual, Flávio Vivan.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
SDR Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / (49) 8839-1506 / (49) 9171-7885
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrvideira