Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizado na última sexta-feira, 19 de junho, no frigorífico Carnes Arvoredo em Xanxerê, um treinamento em Tipificação de Carcaças Bovinas e Programa Novilho Precoce. O evento contou com a participação de 8 inspetores do oeste e extremo oeste catarinense e mais 2 representantes do estabelecimento.

O treinamento foi realizado em uma parceria das ADRs de São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Joaçaba e Concórdia com a ADR de Xanxerê e teve como palestrante o médico veterinário coordenador desta regional Jamil Correia da Silva Júnior.

O objetivo do treinamento foi treinar e capacitar inspetores a atuarem na tipificação de carcaças bovinas de acordo com o programa Novilho Precoce do estado de Santa Catarina. Após treinamento teórico em anatomia, legislação federal e estadual, conceitos e aplicações, a equipe participou de um treinamento prático na linha de abate onde puderam observar a tipificação de carcaças que é realizada a partir da idade, sexo, peso, conformação e acabamento do bovino. Ao final aprenderam a preencher o “Certificado de Tipificação de Carcaças”.

O encerramento deu-se pelas palavras dos sócios-proprietários os irmãos Romeu e Carlos Meneguzzi e de um produtor de novilho precoce da região Leoni Luiz Gasparetto. Ambos reconhecem a importância do programa para o estado de Santa Catarina. Foi uma ótima oportunidade para a troca de experiências.

Os inspetores treinados receberão certificado e já estão habilitados para atuar em Tipificação de Carcaças Bovinas em estabelecimentos de inspeção estadual em todo o estado de Santa Catarina.

 

Fonte: ADR de Xanxerê