pescaItajaí é líder brasileira em pesca industrial. A cidade concentra a mais moderna frota brasileira, emprega cerca de 25 mil trabalhadores e produz mais de 100 mil toneladas por ano. Para que os bons resultados da atividade pesqueira permaneçam, a cidade sedia nesta terça e quarta-feira (23 e 24) o seminário “Novos Rumos para a Pesca Profissional” na sede do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região.

O Seminário tem inicio às 9h desta terça-feira (23) e contará com a presença do secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies. O evento busca amplificar a importância da pesca local no contexto nacional, e para isso, contará com palestras e mesas-redondas com os seguintes temas: A economia pesqueira no Brasil; Apresentação dos resultados do levantamento da atividade pesqueira na economia de Itajaí; Saúde e Segurança do Trabalho na pesca industrial; Implantação da UTRA – Pesca no Litoral Norte Catarinense; O beneficiamento dos produtos do mar; A pesca extrativa marinha e as licenças de pesca. Dentre os palestrantes e debatedores estão representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal além de entidades de classe, empresários, pesquisadores e trabalhadores do setor pesqueiro.

O encontro é uma realização da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura e do SINDIPI e tem como apoiadores as empresas Vitalmar e Gomes da Costa e a Federação das Indústrias da Pesca de Santa Catarina. Com este evento, os organizadores esperam iniciar uma melhor integração com os diversos órgãos do Governo Federal que exercem algum tipo de controle sobre as atividades realizadas para proporcionar ao consumidor uma proteína animal de excelente qualidade nutritiva, porém que apresenta muitas falhas e desencontros em sua cadeia produtiva.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca