Imagem ilustrativa

Porto Alegre/RS

Na semana em que completa 75 anos de atividades, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), juntamente com a Fundação Irga e empresas parceiras, abordam os avanços e definem os desafios para os próximos dez anos, durante o seminário sobre Soja em áreas de arroz irrigado, que ocorre nesta segunda (15) e terça-feira (16), no Hotel Deville, em Porto Alegre.

Durante dois dias, técnicos e representantes de empresas convidadas que desenvolvem pesquisas na área de soja, debatem resultados e elaboram propostas ao setor, para os próximos dez anos. No final do evento, nesta terça-feira (16), será lançado o projeto “Soja 6.000”, projeto de manejo da cultura da soja para altas produtividades em áreas de arroz irrigado.

A programação do primeiro dia, contou com a participação da engenheira agrônoma Cláudia Lange, que abordou o melhoramento genético da soja e manejo da cultura, zoneamento agroclimático e difusão da pesquisa. Em seguida, os engenheiros agrônomos Darci Uhry e Paulo Regis Ferreira da Silva falaram sobre Avanços e desafios do manejo de soja em áreas de arroz irrigado. Sistemas de irrigação, com ênfase para a irrigação por magueiras plásticas, foram abordados pelo engenheiro agrônomo e consultor da Vetagro Gustavo Hernandez.

O presidente do Irga, Guinter Frantz, recepcionou os participantes e destacou a importância do encontro e da troca de experiências entre a pesquisa e o produtor, contribuindo desta forma para desenvolver um trabalho cada vez melhor no campo. “A soja é uma cultura relativamente nova para o produtor de arroz e irá contribuir com certeza para a sustentabilidade da lavoura, principalmente para a Metade Sul do Estado”, ressaltou.

O projeto de soja completa dez anos no Irga. Neste período, a cultura semeada em rotação com o arroz irrigado ampliou consideravelmente a área cultivada, de 50 mil hectares para 300 mil hectares na safra 2014/2015.  O Irga é uma das instituições que trabalha com este cenário, no desenvolvimento de práticas de manejo mais adequadas a essas áreas e, inclusive, lançou em parceria com a Ccgltec a cultivar TEC Irga 6070 RR, melhor adaptada às condições de excesso hídrico no solo. Durante o encontro, além de ser traçado um panorama sobre o que foi feito pelo Irga, devem ser ouvidas as demandas e sugestões das empresas e produtores participantes, com o objetivo de melhorar a qualidade da soja cultivada na Metade Sul do Estado.

“O momento é de definir novos rumos para o projeto Soja no Irga e para isso nada melhor do que ouvir o setor produtivo e empresas privadas ligadas ao setor, sua visão estratégica, necessidades e demandas, e assim desenvolver o planejamento das atividades do projeto Soja em rotação com o Arroz Irrigado até 2025”, ressaltou o gerente de pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld. O evento continua nesta terça-feira (16), a partir das 8h30min.

Fonte: Irga