Nesta quinta-feira (11), o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, participou da Assembleia Ordinária de Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), onde apresentou os projetos e ações da Secretaria para os representantes da região. O encontro aconteceu na sede da Amai em Xanxerê e também tratou da gestão dos sistemas de abastecimento de água isolados e coletivos do interior, além da revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).
Os prefeitos puderam conhecer os programas oferecidos pela Secretaria da Agricultura. Ao todo são 15 programas, sendo em sua maioria de amortização de juros, ou seja, o Governo do Estado paga parte ou o valor total referente aos juros de financiamentos para investimentos na propriedade rural, aquisição de animais, projetos de captação, armazenagem e uso da água da chuva, entre outros. O secretário Sopelsa lembrou que todos os programas são voltados para fortalecer ainda mais a agricultura catarinense e estão disponíveis em todos os municípios do estado. “Acreditamos que a Secretaria da Agricultura pode fazer um bom trabalho em todos os municípios catarinenses, beneficiando o maior número de agricultores possível, em especial na região Oeste onde a agricultura é muito forte”.
O presidente da AMAI e prefeito de São Domingos, Alcimar de Oliveira (Kiko), comentou que na região da AMAI os municípios são essencialmente agrícolas, sendo de extrema importância fortalecer as políticas públicas nesta área.
Sopelsa tratou ainda da cessão de equipamentos agrícolas para as prefeituras, a expectativa é de que aproximadamente R$ 6 milhões sejam investidos na aquisição de implementos que possam ser acoplados em tratores. “As regiões têm suas prioridades, cada local tem uma realidade e uma necessidade diferente, e pretendemos atender os pleitos dentro das possibilidades de recursos do Governo do Estado”, afirmou.
A captação de água da chuva e o uso na agricultura também foram tema do encontro, principalmente a irrigação de pastagens. “Se nós combinarmos a abundância de matéria orgânica produzida na avicultura, suinocultura e pecuária de leite com a irrigação das lavouras e pastagens, vamos diminuir os efeitos da estiagem e ter uma grande melhoria na produção, principalmente para o setor leiteiro”, destacou o secretário.
Moacir Sopelsa acredita que Santa Catarina está se consagrando como um grande produtor de leite. Com uma taxa de crescimento médio de 8,6% ao ano, o estado é o quinto maior produtor do país e a produção pode chegar a três bilhões de litros de leite em 2015. A atividade envolve aproximadamente 80 mil famílias rurais e está localizada, em sua maioria, em pequenas propriedades de agricultores familiares.
O secretário ressaltou a importância de aumentar a qualidade do leite produzido para dar mais segurança ao produtor e à indústria. “A produção de leite tem muito espaço para crescer ainda no estado e para isso nós temos que investir na qualidade do produto. Só assim poderemos agregar valor ao leite que sai das propriedades e também conquistar mercados no país e fora dele”.
A Amai é formada pelos municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. A próxima Assembleia da Associação está programada para a última semana do mês de julho.
Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de SC