Foto: Divulgação

Em 10/06/15 estiveram reunidos na sede da Regional da CIDASC em Tubarão os médicos veterinários da área de Defesa Sanitária Animal e Serviço de Inspeção para tratarem sobre a segunda etapa do Projeto Piloto de Erradicação da Brucelose, sendo esta, mais uma atividade do Programa Santa Catarina Rural executado pela Cidasc.

Este projeto visa a erradicação da doença através da investigação de possíveis focos, por vigilância ativa, mediante a parceria com as Agroindústrias do Setor leiteiro (Laticínios) sendo o ponto de partida a vigilância em leite.

Os Laticínios entregam na CIDASC amostras de leite individuais de cada fornecedor, devidamente identificadas e refrigeradas, as quais serão entregues mediante cronograma, que será definido com base no número de produtores de cada estabelecimento/laticínio.

De posse das amostras de leite a CIDASC procederá aos testes de brucelose em leite (Ring Test e ELISA) e as propriedades detectadas como positivas serão visitadas para coleta de sangue de bovinos para exame sorológico.

Esta informação será repassada às agroindústrias e, os produtores receberão os resultados sorológicos dos animais.

Os trabalhos estão previstos para começarem em 22/06 e com término para 15/07/2015.

As tratativas do Projeto e a metodologia de trabalho foi apresentado ao grupo pelas médicas veterinárias Karina Diniz Baumgarten e Adriana Krusser Rossi da GEDSA/PNCEBT, as quais ressaltaram que neste projeto está previsto o saneamento da propriedade sem ônus ao produtor, e o os animais que vierem a ser sacrificados serão indenizados pelo Fundo Estadual de Sanidade Animal (FUNDESA).

Para o coordenador do Projeto em âmbito regional, Luiz Otávio Mariano, este projeto visa a melhoria da qualidade dos produtos lácteos, sanidade dos rebanhos e a preservação da saúde pública.

Fonte: ADR de Tubarão