Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A CIDASC promoveu no dia 20 de maio de 2015, na Administração Regional de Blumenau, um treinamento para agentes de controle populacional (caçadores), os quais atuarão como voluntários na colheita de amostras de suídeos asselvajados para realização de monitorias sorológicas para Peste Suína Clássica (PSC).

Durante o treinamento, ministrado pelos médicos veterinários Jader Nones e Renata Meditsch, os agentes tiveram a oportunidade de conhecer as principais estratégias que serão adotadas para realização das monitorias em suídeos asselvajados em Santa Catarina. Além disso, puderam conhecer as principais zoonoses que acometem suídeos, assim como discutir sobre os potenciais riscos biológicos, as formas de prevenção e segurança que deverão ser adotadas para manipulação e colheita das amostras de soro sanguíneo. Com o apoio dos médicos veterinários Ari Schlagenhaufer, Augusto Eneas Upnmoor e César Augusto Barbosa de Macedo, foi também realizada uma atividade prática demonstrativa sobre como proceder, a campo, a realização deste trabalho voluntário.

Ao todo, 15 agentes de manejo populacional foram capacitados, os quais passarão, a partir desta data, a integrar o grupo de agentes que realizarão a colheita de amostras nos suídeos de vida livre (asselvajados) presentes em Santa Catarina.

Estas ações almejam fortalecer o sistema de vigilância, sendo uma ferramenta importante para assegurar a atual condição sanitária do Estado, já reconhecido no Brasil como área livre de PSC e que, no final deste mês, também será reconhecido internacionalmente (pela Organização Internacional de Saúde Animal) como área livre de PSC.

Fonte: Jader Nones

CIDASC

Tel: (48) 3665-7053