No dia 05 de maio de 2015 a CIDASC Administração Regional de Caçador promoveu uma reunião com autoridades municipais de São Cristóvão do Sul. O principal ponto do encontro esteve centrado nos casos de mormo que vem sendo detectados no estado de Santa Catarina, com vários resultados positivos em material coletado de animais do munícipio em pauta. Como representantes municipais estiveram presentes a prefeita Sisi Blind, o secretário de agricultura Anderson Santos e o técnico em agropecuária Rafael Branco, e pela CIDASC estavam o gerente regional Álvaro Dourado, o coordenador de pecuária Ubirajara Muliterno e o médico veterinário local Felipe Masiero.
Foi realizada uma explanação sobre a doença e as suas implicações, assim como contextualizada a situação atual de sua ocorrência no município e no estado. Também foram fornecidos detalhes sobre as ações que a CIDASC vem adotando para conter os focos no âmbito municipal e estadual.
Neste caso ficou bem clara a necessidade de trabalho conjunto entre a CIDASC e a administração municipal no esforço para conter o foco e evitar a disseminação da doença.
Também é necessário considerar que o mormo se caracteriza como uma zoonose e que o estado de Santa Catarina era reconhecido até a ocorrência do primeiro foco, como Estado sem ocorrência de Mormo. Desta forma é fundamental promover o entendimento adequado das medidas adotadas para que se consiga a sua erradicação de forma rápida e eficaz.
Fonte: ADR de Caçador