sisbiFornecer orientações sobre a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa). Esse é o principal objetivo das oficinas realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dipoa/SDA/Mapa). Em 2015, o primeiro evento será realizado em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, entre os dias 13 e 17 de abril. O encontro será na sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

As oficinas têm carga horária de 32 horas e são voltadas para representantes dos Serviços de Inspeção estadual, municipal e consórcios. Entre os assuntos abordados estão as boas práticas regulatórias, procedimentos e registro de inspeção, organização administrativa de serviços de inspeção, atualidades do SISBI e organização de consórcios para inspeção de POA e a verificação oficial de programas de autocontrole. No total, 30 vagas estão disponíveis.

As inscrições vão até esta quinta-feira (9) e podem ser feitas por meio deste formulário.  Para este ano, estão previstas outras 9 oficinas, que serão realizadas em Salvador (BA), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Passo Fundo (RS), Uberaba (MG), Natal (RN), Palmas (TO) e Cascavel (PR). As localidades foram selecionadas pelos gestores do SISBI-POA considerando os estados e municípios com maior potencial de adesão ao Sistema. Em 2014, foram realizadas seis oficinas no total.

O que é?

O Sisbi-Poa faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar.

O Sistema é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de categorias de produtos que necessitam ainda de regulamentação específica.

O ingresso no Sisbi-Poa é voluntário e pode ser solicitado junto aos gestores do Sisbi nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs). Com a adesão, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional. Estados e municípios incluídos nesse sistema têm os serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)