Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Reciclar informações e manter em alto nível o padrão de metodologia de trabalho dos prestadores de serviços do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) foi a intenção do o II Encontro Estadual de Agentes da Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), que ocorreu nesta segunda-feira, dia 30, no Golden Hotel, em São José, na Grande Florianópolis. Órgão vinculado a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o Senar/SC conta hoje com cerca de 180 colaboradores, sendo que destes, 35 são novos profissionais.

O encontro contou com a presença do secretário executivo do Senar Administração Central de Brasília, engenheiro agrônomo Daniel Kluppel Carrara, que na abertura do evento, passou várias diretrizes para esse ano de 2015, destacando que será incentivado os cursos técnicos à distância e que o principal investimento é nos promotores sociais, principalmente na área de saúde. Além disso, Carrara destacou o trabalho do Senar/SC. “Tudo o que testamos aqui acabamos levando para que o Brasil conheça. Santa Catarina é um exemplo de atuação e de dedicação na capacitação técnica do nosso agricultor e pecuarista”, afirmou.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, afirmou que o evento vem dar maior união ao trabalho realizado pelos técnicos da entidade no Estado. “Além desse panorama nacional, queremos que os nossos colaboradores possam ter conhecimento das práticas operacionais e as perspectivas de curto, médio e longo prazo da entidade na condição deles como nossos instrutores”, afirmou.

O presidente do Conselho de Administração do Senar/SC, José Zeferino Pedrozo, lembrou que o mais importante do encontro é poder ouvir dos instrutores do Senar/SC as suas reivindicações e ter um panorama das dificuldades e das vitórias que eles têm tido no trabalho em campo. “Os nossos produtores estão se modernizando e em contato com esses nossos profissionais têm a possibilidade de ter acesso de forma adequada às novas tecnologias que possam trazer maior produção”, completou.

Seguindo esse exemplo, o colaborador do Senar/SC, Fernando Silveira, afirma que na sua área, de melhoria da qualidade do leite, a grande exigência de mercado tem sido a busca de um produto mais competitivo. “Atender os novos mercados e ao consumidor final da melhor maneira e com um produto de qualidade é o nosso desejo. Por isso, buscamos o profissionalismo no meio rural. Temos que acompanhar as tendências, principalmente gerenciando de forma correta as propriedades e acompanhando o custo e a melhoria da qualidade do produto”, analisou Silveira, que atua na região de Concórdia, atendendo aos produtores rurais.

PALESTRAS

Os instrutores presentes tiveram a oportunidade de pensar um pouco mais sobre a responsabilidade de ensinar. Na abordagem através competência técnica, política e humana e seus respectivos atributos e manifestações na prática pedagógica, a Doutora em educação pela Universidade da Coruña (Espanha), Noeli Maria Stümmer, delineou o que deve ser o “O perfil dos educadores do Senar”. Noeli é consultora educacional para projetos do Sistema de Ensino e Sistema S e palestrante de cursos e oficinas pedagógicas e motivacionais.

Em seguida, com a intenção de dar maior motivação para os colaboradores do Senar/SC, foi ministrada a palestra “Ser melhor, o desafio de cada dia”, por Omar Hennemann, mestre em inteligência competitiva pela Universidade de Marselha (França). Misturando informações técnicas, exemplos de histórias pessoais e humor, Hennemann deu exemplos de como os instrutores deverão ultrapassar problemas diários.  O evento termina no final da tarde. “Certamente teremos o terceiro encontro no ano que vem, pois esse é um momento importante de união re reunião dessa equipe que tanto ajuda no desenvolvimento do nosso Estado, num dos setores mais importantes da vida de todos nós, que é a produção de alimentos”, completou Zeferino Pedrozo no encerramento do evento.

 

Fonte: Economia SC