Autoridades estaduais e municipais prestigiaram nesta quinta-feira (26), no auditório da CIDASC, em Pirabeiraba, Joinville, a assinatura do termo de cooperação que institui o Complexo de Desenvolvimento Rural de Joinville (Codej), órgão que congrega cinco instituições de incentivo ao produtor rural.
O Codej é resultado da união de forças entre os principais setores envolvidos com a agricultura de Joinville e região, que agora começa a atuar de forma sistematizada. A intenção é potencializar ações de ensino, capacitação, pesquisa e extensão, além da prestação de serviços agropecuários.
A proposta de criação do complexo surge após estudos da Fundação 25 de Julho, onde foram ouvidas as principais entidades e lideranças municipais do setor, que apontou três prioridades para o desenvolvimento do setor rural: intercâmbio, capacitação e associativismo.
O complexo busca articular parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Joinville através da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) – empresas vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, da Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, da Escola Agrícola Carlos Heins Funke e da Casa Krüger.
Participaram da solenidade o prefeito Udo Döhler, o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, o presidente da CIDASC, Enori Barbieri, o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, a secretária de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm, deputados, vereadores, secretários municipais, gerentes da Epagri e Cidasc e técnicos das entidades envolvidas.
“Este foi um desafio proposto para a equipe há pouco mais de um ano e agora estamos vendo o cumprimento desta missão”, destacou o prefeito Udo Döhler. O prefeito reafirmou os propósitos da Prefeitura, através da Fundação 25 de Julho e agora das demais entidades parceiras, de buscar a valorização do agricultor, “através de políticas que garantam sua permanência no campo”. São estes produtores rurais, disse o prefeito, que vão garantir a manutenção da área verde que temos no município.
Maruim
Um dos desafios lançados pelos deputados estaduais Darci de Matos e Patrício Destro ao Codej é a busca de alternativas de combate ao mosquito Maruim. Luiz Ademir Hessmann, presidente da Epagri, adiantou que um servidor especializado em pesquisas deste tipo foi destacado para se juntar aos técnicos da Fundação 25 de Julho que atuam na pesquisa para combater o mosquito.
Fonte: www.joinville.sc.gov.br