Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As ações da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca foram o tema da primeira reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Nesta quarta-feira (18), o secretário Moacir Sopelsa apresentou aos parlamentares os programas e serviços oferecidos pelo Governo do Estado aos agricultores catarinenses, por meio da Secretaria e suas empresas vinculadas, Epagri e Cidasc.

A Comissão pretende contribuir na elaboração de projetos em prol do agronegócio catarinense, em especial àqueles voltados para cadeia produtiva do leite, para minimizar os efeitos da estiagem e para fortalecer a pesquisa agropecuária. ?Queremos colaborar com a Secretaria da Agricultura porque o setor é fundamental para a economia do estado?, ressaltou o presidente da Comissão da Agricultura, Natalino Lázare.

Em sua apresentação o secretário Moacir Sopelsa destacou os programas já consolidados no meio rural como o Terra ? Boa, Juro Zero Agricultura/Piscicultura, Programa de Fomento à Produção Agropecuária, Seguro Agrícola, Beija- Flor entre outros.  Com um orçamento de aproximadamente R$ 600 milhões, a Secretaria, em parceria com a Epagri e Cidasc, atua na defesa sanitária animal e vegetal, pesquisa, extensão rural, assistência técnica e fomento. ?Temos grandes conquistas, mas ainda temos desafios para o meio rural catarinense como melhorar a rede elétrica, garantir o acesso a internet e telefonia e investir na melhoria das estradas?.

O trabalho da Epagri e da Cidasc também foi destaque, principalmente a contribuição das empresas para o sucesso da agropecuária catarinense. ?Santa Catarina é hoje o único estado brasileiro reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação e estamos prestes a receber a certificação de zona livre de peste suína clássica. Isso é um grande diferencial para o nosso estado e isso se deve à parceria entre Governo do Estado e produtores rurais?, lembrou Sopelsa.

Santa Catarina possui aproximadamente 200 mil propriedades rurais economicamente ativas, destas 94% são consideradas de agricultores familiares e 90% das propriedades têm menos de 50 hectares de terra. O estado é o maior produtor nacional de carne suína, ostra, marisco, pescados e cebola e o segundo maior produtor de aves, arroz, alho, maçã e fumo. Por seu status sanitário diferenciado, Santa Catarina é o único estado brasileiro habilitado a vender carne suína para o Japão.

Ana Ceron

Luiz Henrique Monticelli

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417 -(48) 3664-4418
(48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br