O presidente do Conselho Administrativo, José Zeferino Pedrozo (ao centro), ressalta que o Pronatec Agro vem atender a demanda de formação rural para as propriedades. Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Administrativo, José Zeferino Pedrozo (ao centro), ressalta que o Pronatec Agro vem atender a demanda de formação rural para as propriedades. Foto: Divulgação

Agricultores e familiares, jovens da área rural, trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio serão beneficiados com cerca de 23.700 vagas em todo Brasil para os cursos na área da agricultura e pecuária disponibilizados pelo Pronatec Agro – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

O número de vagas representa um aumento de aproximadamente 500% em comparação ao ano passado, quando foram abertas 4.500 oportunidades. Em Santa Catarina, serão disponibilizadas 530 vagas divididas em diversos cursos, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc).

A oferta é somente para o primeiro semestre de 2015. O acordo de cooperação é uma parceria firmada em maio de 2014 entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltado para a agropecuária.

Para alinhar as ações do programa em 2015 no território catarinense os responsáveis pelo Pronatec Agro no Ministério da Agricultura em Santa Catarina estiveram reunidos no Senar/SC nessa semana. Participaram o chefe da divisão de política, produção e desenvolvimento agropecuário (DPDAG) Francisco Rzatki, os assistentes administrativos do DPDAG Luis Morales e Sergio Reginaldo, o presidente do Conselho Administrativo do Senar/SC José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi e a coordenadora do Pronatec no Senar/SC Gisele Kraieski Knabben.

“O Pronatec Agro vem atender a demanda de formação rural para as propriedades, contribuindo para a profissionalização, integração social, melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania. Essa é a nossa missão”, observa o presidente do Conselho Administrativo, José Zeferino Pedrozo.

Para o primeiro semestre devem ser ofertadas vagas para os cursos na área de agricultura orgânica, fruticultura, bovinocultura de leite e de corte, avicultura, horticultura, entre outros, com carga horária mínima de 160 horas. As aulas estão previstas para iniciar nos meses de março e abril.

De acordo com o superintende do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o objetivo é proporcionar oportunidades de estudo para quem trabalha no campo. “Esses cursos levam conhecimento ao produtor rural, o que contribui para a mobilidade social e agregação da renda”, observa.

A coordenadora do Pronatec no Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, ressalta que o Pronatec do Senar atende uma importante necessidade no setor e reforça o aprendizado. “Oferecemos, gratuitamente, mais de 60 cursos de formação inicial e continuada nas áreas de recursos naturais, produção cultural e design e produção alimentícia”, complementou.

Os interessados em obter mais informações sobre o programa podem procurar o Senar/SC, pelo telefone (48) 3331-9700, pelo e-mail pronatec@senar.com.br ou Sindicato Rural de seu município.

Fonte: Economia SC