Os pequenos negócios rurais e agrofamiliares de Santa Catarina já podem contar com a Certificação da Qualidade de seus produtos.
Com o intuito de fortalecer o segmento agrícola, a CIDASC acaba de aprovar o SELO DE CONFORMIDADE CIDASC (SCC), o mais moderno projeto para fortalecer e agregar valor às marcas do pequeno agronegócio. Foi desenvolvido para servir a dois propósitos fundamentais: prestar consultoria para aperfeiçoar processos de produção e certificar as marcas que adequaram seus processos.
Na prática funciona assim: pequenas empresas rurais, cooperativas da agricultura familiar e outros negócios rurais formais solicitam o acompanhamento; a CIDASC encaminha seus técnicos em Segurança de Alimentos que farão um detalhado levantamento das condições da empresa (lay-out, edificações, manipuladores, depósitos, qualidade de matérias primas, etc.), o que resultará num Relatório de Inconformidades. Deste Relatório se desenvolve um Plano de Ação para correção de possíveis inconformidades. Nesta fase a empresa se compromete com as melhorias baseadas na legislação de alimentos e vai adequando seu processo. Paralelamente os manipuladores são treinados e a empresa vai assumindo uma nova conformação, de processo e das estruturas físicas.
Além dessas ações, os técnicos da CIDASC desenvolvem Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados, que serão o guia para as ações mais adequadas durante a manipulação dos alimentos, além de controles laboratoriais dos produtos já prontos para o mercado consumidor.
Desse modo, o controle do processo de produção vai assumindo a conformidade prevista na legislação, o que permite aos proprietários rurais trabalhar com muito mais segurança e dizer, por meio do SELO DE CONFORMIDADE CIDASC, que seu produto é seguro. Destaca-se que a cada seis meses a empresa é auditada.
O SELO DE CONFORMIDADE CIDASC vai na direção das grandes certificadoras, que oferecem seus selos para grandes empresas, mas que se dedica aos pequenos negócios, que não podem pagar o alto preço das grandes certificadoras. Com o Selo da CIDASC, os pequenos negócios rurais produzem com mais segurança e confiança, ganham mercado e ainda agregam valor ás suas marcas comerciais.
Com o SELO DE CONFORMIDADE CIDASC Santa Catarina passa a ser o terceiro estado a oferecer por meio de empresa pública esse tipo de serviço; Minas Gerais (vários produtos) e Rio Grande do Sul (erva mate) já oferecem o serviço.
Embora tenha sido aprovado recentemente, o SELO DE CONFORMIDADE CIDASC já está sendo requerido por produtores de erva mate (Canoínhas), farinha de mandioca (Sangão e Agronômica), hortaliças (cooperativas da agricultura familiar em São Domingos e Chapecó), conservas (Jaraguá do Sul), além de cerealistas que querem certificar seu portfólio de produtos. Todo e qualquer negócio rural que processe produtos agrícolas pode ter o SELO DE CONFORMIDADE CIDASC.
Fonte: Wladimir Marcon/CIDASC