Foto Ilustrativa: ASCOM/CIDASC

Foto Ilustrativa: ASCOM/CIDASC

Os produtos da agricultura e da pesca de Santa Catarina terão certificação de qualidade para distinguir e valorizar o que é produzido no estado. Foi para unir os esforços na área de certificação e propor ações que atendam as demandas dos produtores que o Conselho de Desenvolvimento Rural (Cederural) criou a Câmara Setorial de Certificação de Qualidade de Produtos Agropecuários. A primeira reunião da Câmara aconteceu nesta quarta-feira (29), em Florianópolis.

A Câmara Setorial de Certificação de Qualidade em Produtos Agropecuários atuará como um órgão consultivo do Cederural e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para as ações de valorização dos produtos da agricultura e da pesca de Santa Catarina, conforme explica o secretário executivo do Cederural, Edson de Quadra.

Existem cerca de 30 produtos catarinenses com potencial para adquirir a certificação de qualidade, como já aconteceu com o vinho da uva Goethe da região de Urussanga que, em 2011, foi a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina.

A intenção é de que, com a certificação, os produtos agrícolas de Santa Catarina sejam valorizados e protegidos, conquistando um mercado diferenciado. A certificação será uma maneira de diferenciar os produtos agrícolas provenientes do estado, principalmente devido às condições de produção, fabricação ou relacionados aos meios tradicionais e atrelados ao território.

A Câmara Setorial de Certificação de Qualidade em Produtos Agropecuários terá como membros representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Fundação de Amparo à Pesquisa  e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Superintendência Federal da Agricultura em Santa Catarina (Mapa/SFA/SC), Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SC), Programa SC Rural, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Euvaldo Lodi (Fiesc/IEL), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

O Cederural é presidido pelo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, e tem em sua composição representantes de entidades públicas e privadas ligadas às áreas agrícola, pecuária e pesqueira de Santa Catarina. O Conselho define as prioridades dos setores e os recursos a serem aplicados nas áreas agrícola, pecuária, florestal e pesqueira e, ainda, os critérios de aplicação das verbas do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR).

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca