Foto: GEDSA/CIDASC

Foto: GEDSA/CIDASC

A CIDASC, como responsável pela Defesa Sanitária Agropecuária de Santa Catarina, realizou um treinamento de capacitação dos profissionais médicos veterinários em vigilância de suspeitas de síndrome nervosa, na ADR de Campos Novos, entre os dias 29 de Setembro a 03 de Outubro de 2014.

Focado nas ações de vigilância, controle populacional do morcego hematófago Desmodus rotundus e colheita de amostras de tecido nervoso de herbívoros domésticos, o treinamento contempla uma das metas do convênio com o MAPA, relativas ao Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH).

Foto: GEDSA/CIDASC

Foto: GEDSA/CIDASC

Estiveram presentes os colegas, Fiscais Estaduais Agropecuários, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), José Neder Moreira e Cleber de Lima, dando continuidade a uma parceria firmada há mais de um ano entre as Coordenações Estaduais dos Programas de Controle da Raiva dos Herbívoros da CIDASC e ADAB, cujo objetivo é a troca de informações e experiência de campo. A Fiscal Federal Agropecuária, Dra. Elaine Fátima de Sena, Coordenadora Nacional do PNCRH, apresentou as diretrizes do programa de controle da raiva dos herbívoros domésticos e do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina.

Participou do treinamento, como palestrante e instrutora, a bióloga Dra. Susi Missel Pacheco, que palestrou sobre a bioecologia e dinâmica populacional do Desmodus rotundus, morcego hematófago alvos das ações de controle da raiva dos herbívoros domésticos e, diferenciação desse, das demais espécies de morcegos.

O conhecimento teórico das diretrizes do PNCRH, aliado à experiência de campo e compreensão do morcego hematófago, contribuem fortemente para a otimização das ações de controle da raiva dos herbívoros domésticos em Santa Catarina, principal objetivo do treinamento.

Fonte: Fábio de Carvalho Ferreira/GEDSA/CIDASC