Foto: Wladimir Marcon/CIDASC

Em atenção à programação da Gerência de Classificação junto ao SC Rural, produtores rurais de São Domingos e de Chapecó receberam treinamento em Vegetais Minimamente Processados e em Padronização de produtos para comercialização.

Tais treinamentos fazem parte de um ciclo de capacitação, pois são várias fazes, de modo a aperfeiçoar os procedimentos para tornar os produtos rurais mais atraentes e os produtores mais competitivos.

Foram mais de 40 produtores os presentes, que, num decurso de cinco horas receberam informações, teóricas e práticas acerca dos melhores procedimentos requeridos pelo mercado de hortifrutigranjeiros

Os treinamentos na região de Chapecó, aliás, têm sido referência pelo grande interesse daquele público, principalmente com o advento das cooperativas de pequenos agricultores que, agora melhor organizados, estão buscando articular seus procedimentos de comercialização.

Isso se deve, segundo Wladimir Marcon (palestrante), “ao grau de competição que há também no segmento agrícola; a maior dificuldade, no momento, não é produzir, mas sim comercializar”. Tanto que os temas abordados foram padronização, caixas adequadas para conservação, aparência e seleção, redução de desperdício e construção de marcas comerciais.

Segundo Santana Pereira, organizador dos eventos, “para o próximo ano teremos que trazer para o debate o setor mercadista que, apesar de ser um elo importante na cadeia de comercialização, deve colaborar para a redução do desperdício”.

Santana destaca, ainda, que em todos os treinamentos organizados, a parceria com EPAGRI e prefeituras foi fundamental, pois cada entidade cumpriu com seu compromisso na busca das melhores soluções para os pequenos produtores rurais; Santa Catarina agradece.

Fonte: Gerência de Classificação de Produtos de Origem Vegetal