Foto: ADR de Videira/CIDASC

Foto: ADR de Videira/CIDASC

Agricultores, representantes das cooperativas e das indústrias e lideranças se reúnem nesta sexta-feira (17), em Videira, para discutir a implantação do Programa de Modernização da Vitivinicultura (Modervitis) em Santa Catarina. O Programa visa melhorar o padrão de qualidade da uva e a tecnologia para produção de sucos e vinhos nos três estados do sul. Em Santa Catarina os municípios que se enquadram no projeto são Pinheiro Preto, Videira, Iomerê e Rio das Antas.  O Workshop de Articulação Setorial do Modervits acontecerá às 9h, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Videira, e é aberto ao público.

O Workshop será uma forma de apresentar o Programa aos produtores rurais e falar sobre o papel das entidades envolvidas na operacionalização do Modervitis. O evento será mediado pelo diretor-executivo do Ibravin, Carlos Paviani, e terá palestras de representantes das instituições parceiras do programa: Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Após as palestras, haverá um espaço para debates.

Proposto pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Modervitis foi criado para combater a defasagem tecnológica na produção da uva, em especial para a produção de vinho de mesa e suco, assim como no processamento por parte de empresas vinícolas instaladas nos polos mais antigos e tradicionais de vitivinicultura da Região Sul. A meta do Programa é atender 1.250 pequenos vinicultores nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, visando não só qualificar a produção, mas também a permanência dos jovens no meio rural.

O Workshop de Articulação Setorial do Modervitis em Santa Catarina é promovido pelo Ibravin, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (SAR), Câmara Setorial da Uva e do Vinho de Santa Catarina e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural).

Santa Catarina é o quinto maior produtor nacional de uva, com uma produção de aproximadamente 53 mil toneladas em 2013. A maior parte da área plantada no estado concentra-se no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira e Tangará, mas a maior produção de vinhos está no município de Pinheiro Preto. A produção de vinhos em Santa Catarina se concentra em vinhos comuns, porém de 2009 a 2013 houve um crescimento de 57% na produção de vinhos finos, principalmente nas regiões de altitude. No mesmo período a produção estadual de suco de uva também aumentou 89%.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca