Foto: GECLA/CIDASC

Foto: GECLA/CIDASC

Após celebrado o acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (FETAESC), foi ministrado o primeiro treinamento para produtores de Frutas, Legumes e Verduras (FLV).

O evento, ocorrido em Mafra, contou com produtores ligados a cooperativa de agricultura familiar e lideranças do setor, na busca da melhor colocação dos produtos no mercado consumidor.

No treinamento foram abordados temas relativos ao mercado, com destaque para Pós-colheita e padronização para o mercado. Segundo Hilário Debiasi, um dos palestrantes, “o grande desafio do produtor é conseguir aumentar a vida de prateleira dos FLVs e melhorar o aspecto visual dos produtos e, nesse caso, a padronização dos produtos é o caminho mais importante a ser seguido”.

Vale ressaltar que da produção ao efetivo consumo, são perdidos aproximadamente 50% dos FLVs; parte disso se refere às perdas técnicas, mas outra parte se deve às inadequadas formas de colheita, preparação, ambalamento e transporte dos produtos.

Wladimir Marcon, outro palestrante, fala da importância que as cooperativas da agricultura familiar passam a assumir: “não temos problema de produção, mas sim de consumo, e as cooperativas são uma forma mais adequada para os pequenos produtores, que podem, dessa forma, se organizar, reduzir custos, tornar seus produtos mais atrativos e ganhar mercado”.

Ainda nesse ano serão ministrados mais dois treinamentos e outros 15 serão ministrados no ano que vem.

Fonte: GECLA/CIDASC