Foto: ASCOM/CIDASC

Foto: ASCOM/CIDASC

Entre os dias 16 e 18 deste mês, em Balneário Camboriú, acontece o 10° Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição que irá tratar dos temas de maior relevância para a cadeia da avicultura industrial no Brasil. O evento, promovido pela Associação Catarinense de Avicultura (Acav), será realizado no Centro de Convenções do Hotel Sibara e terá sua abertura oficial às 19h desta terça-feira (16) com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, representando o Governador do Estado.

Segundo o secretário Spies, o Simpósio Técnico é um evento tradicional para a avicultura, com objetivo de compartilhar informações sobre as tecnologias voltadas para o setor. O evento coloca a avicultura de Santa Catarina em evidência perante o mundo e acaba contribuindo para o fortalecimento da imagem do setor e do nosso produto. Além disso, a contínua atualização tecnológica é fundamental para manter nossos avicultores competitivos viáveis perante o setor em nível global.

Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves do Brasil, com participação relevante na produção de frangos e no valor das exportações do país. O estado é responsável pela produção de 2,3 milhões de toneladas de aves, 18,25% do que é produzido no país, e por 28,3% do valor exportado no Brasil. Temos uma avicultura de ponta em termos de tecnologia e competitividade, produzimos frangos de alta qualidade por meio de uma cadeia produtiva organizada, o que permite produzir a custos competitivos, ressalta Spies.

Os principais importadores do frango catarinense são Japão, Holanda, Hong Kong e a Arábia Saudita. Santa Catarina possui um diferencial em relação a outros estados que é o sistema de integração dos produtores e agroindústrias.

Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição

No primeiro dia (16), o evento tem início às 8h40 com o Simpósio Zoetis de Vacinação In Ovo e Imunização. No dia 17, às 8h30, O professor associado e especialista em extensão da Scott Hall, Prestage Department of Poultry Science North Carolina State University, Edgar O. Oviedo-Rondón, palestrará sobre “Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e impactam no metabolismo do frango”. Às 10h, Winfridus Bakker abordará o tema “Automação em Granja de Matrizes com foco em performance de matrizes pesadas”. No período da tarde, às 14h,

Às 14 horas, o professor universitário de medicina veterinária, Paulo Lourenço, falará sobre “Manejo da Biosseguridade com Foco em Controle de Salmonelas e Micoplasmas”, e às 16 horas Guilhermo Zavala falará sobre “Síndromes Virais com Interferência na Qualidade de Pintos de um dia”.

No terceiro e último dia do Simpósio (18) as atividades serão retomadas às 9 horas com palestra de Juan Carlos Lopez sobre “Gestão e Manejo do Incubatório”, às 10h30 iniciará o painel nutricional com 30 minutos de palestra e mais 30 minutos de mesa redonda, reunindo os nutricionistas Vitor Hugo Brandalise, Marcelo Silva e Jacky Michard. O encerramento do evento está previsto para as 12h30 de quinta-feira.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca