Imagem Ilustrativa

O modelo da agricultura e do cooperativismo catarinense serão apresentados aos produtores rurais do município de Domingos Martins, no Espírito Santo.  O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, será um dos palestrantes do Seminário Municipal de Associativismo e Cooperativismo e irá mostrar a estratégia adotada por Santa Catarina para fortalecer a agricultura familiar. O evento tem inicio nesta quarta-feira, 27, às 8h, no Ginásio de Esportes de Paraju, em Domingos Martins.

A palestra do secretário irá falar como SC, com apenas 1,13% do território nacional, conseguiu ser o sexto maior produtor de alimentos em termos de valor de produção. O Estado é o 1º produtor de cebola, maçã, suínos e ostras e o 2º de arroz, aves e tabaco. O secretário catarinense defende que para que as pequenas propriedades sejam negócios rentáveis é necessário investir em atividades de alta densidade econômica, que gerem bastante riqueza em pequenas áreas. “Para ser competitiva a agricultura familiar deve produzir produtos de qualidade, com custos competitivos, uma logística que permita atender ao consumidor e a organização da cadeia produtiva, além de atender as exigências legais. Em Santa Catarina acreditamos que quando não somos o maior, precisamos ser o melhor”, afirma.

Segundo Spies, quando a agricultura se apoia no associativismo, principalmente por meio da constituição de cooperativas, consegue fazer das pequenas propriedades empreendimentos competitivos com acesso a mercados e agregação de valor. “Não há dúvidas de que o cooperativismo é a estratégia que fortalece a agricultura familiar e tem trazido grandes benefícios para o desenvolvimento do agronegócio em Santa Catarina e os princípios e fundamentos aplicados aqui podem também interessar aos agricultores de Domingos Martins”.

O secretário explica ainda que a região do Espírito Santo tem uma estrutura fundiária semelhante à de Santa Catarina, baseada em agricultores familiares e o modelo catarinense pode ser um caminho para o desenvolvimento daquele estado. “A estratégia catarinense e como o cooperativismo e o associativismo fazem parte da receita de sucesso do nosso estado e servirão de inspiração aos agricultores capixabas”.

O Seminário irá abordar ainda os conceitos básicos do associativismo e cooperativismo, políticas públicas, logística da cadeia produtiva, sistema de produção, impactos sociais, casos de sucesso e linhas de crédito no Brasil. Todos os palestrantes são profissionais ligados ao agronegócio de Santa Catarina.

O Seminário Municipal sobre Associativismo e Cooperativismo é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Rural, e da Fazenda, em parceria com a Comunidade Terapêutica Ágape, Aderes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano, Sindicato Rural Patronal de Domingos Martins e Marechal Floriano, COOPRAM e MPA.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca