Foto: ADR de Chapecó

Foto: ADR de Chapecó

Em atenção aos produtores de hortaliças do Oeste de Santa Catarina, a Gerência de Classificação cumpriu mais uma etapa de treinamentos, desta vez em Vegetais Minimamente Processados (VMP).

Num trabalho muito bem coordenado pelo Classificador Santana Pereira, de Chapecó, mais de cem produtores foram treinados na produção de VMP e principalmente na comercialização, envolvendo detalhes tais como embalagens, fracionamento, rotulagem, conservação e segurança dos alimentos.

Os treinamentos foram conduzidos pelo Especialista Wladimir Marcon, que compreende ser a comercialização o ponto mais importante a ser trabalhado pelos produtores rurais; “nosso produtor é muito bem preparado na produção, mas precisa desenvolver habilidades para a comercialização”, disse o especialista.

Vale destacar que o consumo de hortaliças e frutas é muito baixo no Brasil, onde consumimos apenas 200gr/dia, enquanto que o mínimo recomendado é de 400gr/dia. Isso equivale a três frutas e mais uma salada no almoço. Por esse entendimento, a produção de hortaliças e frutas tem potencial para dobrar seu volume, e utilizar mecanismos mais eficazes na comercialização é o caminho.

Wladimir Marcon fala ainda que, “enquanto o governo nos aborrece com propagandas da Petrobras, poderia veicular propagandas, voltadas para as crianças, inclusive, estimulando o consumo de hortaliças e frutas”. De qualquer modo, a CIDASC, com recursos do SC Rural, vem fazendo sua parte ao auxiliar da melhor forma possível seus produtores, principalmente da agricultura familiar.

Para Santana Pereira, o trabalho da CIDASC tem gerado bons frutos, notadamente pela importante colaboração da EPAGRI e das prefeituras, que são parceiros diretos na busca do fortalecimento a agricultura do Estado.

Fonte: ADR Chapecó