A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC, através da Gerencia Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e em conformidade com as Instruções Normativas n° 54/07 e 55/07 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, realizou curso público para Habilitação e Credenciamento de Responsáveis Técnicos para a Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem – CFO e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado – CFOC para a praga quarentenária Sirex noctilio (vespa da madeira). O curso foi realizado na data de 20 e 21 de agosto de 2014 no município de Concórdia e contou com a participação de 40 Eng.º Agrônomos e Eng.º Florestais.
O Eng.º Agrônomo Wilson Reis Filho da Embrapa Floresta de Colombo/PR apresentou os aspectos sobre classificação taxonômica da praga, monitoramento, armadilhas, levantamento e mapeamento da praga em condições de campo, identificação, coleta, bioecologia, sintomas, sinais, ações de prevenção e métodos de controle da Praga, além de fazer a prática de controle da praga quarentenária Sirex noctilio com a aplicação do nematoide Deladenus siricidicola.
O Eng.º Agrônomo da CIDASC Osmar Volpato apresentou o Sistema de Certificação Fitossanitária da praga quarentenária, legislação referente ao sistema (IN 54/07, IN 55/07, portaria 125/98), fez um relato sobre a ocorrência das Pragas Quarentenárias presentes no Brasil e também das pragas quarentenárias A1 que poderão entrar em nosso país.
O curso contou também com palestras do Dr. Eng.º Florestal Lorenzo Teixeira de Melo sobre aspectos conjunturais da cultura do pinus, do atual sistema comercial e perspectiva futura de mercado; do Eng.º Agrônomo Filipe Penter, responsável pelo departamento de fiscalização do CREA-SC e de Ilter Godoy SSV/SFA/MAPA-SC.
Este curso credenciará profissionais para atuar no sistema de certificação fitossanitária na cultura do pinus, tendo em vista, que esta cultura é portadora da praga quarentenária Sirex noctilio e necessita estar certificada para o comércio da madeira para o exterior e para outros estados da Federação.
Fonte: Daniel Canabarro(Eng. Agrônomo) – CIDASC