Foto: ASCOM/CIDASC

Foto: ASCOM/CIDASC

No dia 22 de agosto de 2014 no município de Abdon Batista foi realizado palestra sobre implantação de pomares de citros. O evento foi organizado pela ACACITROS/SC RURAL, CIDASC e Secretaria Municipal de Agricultura de Abdon Batista. Estiveram presentes autoridades municipais e produtores rurais dos municípios de Abdon Batista, Celso Ramos, Anita Garibaldi, Cerro Negro e Pinhal da Serra.

O Prefeito e o Secretário Municipal de Agricultura falaram da importância da citricultura para a economia do município e da expectativa de ampliação da área a ser cultivada.

Dalcir Pilatti dono da empresa Fragole Dalla Serra de Lages que já possui parceria na produção e comercialização de moranguinho com produtores de Abdon Batista falou interesse em implantar projeto na produção de citros de mesa e o gerente da Sicoob Transcred Canoas colocou as linhas de crédito destinadas à fruticultura que o banco dispõe, as quais os produtores podem encaminhar projetos para acessar.

O palestrante Engenheiro Agrônomo Thomaz Andrade, vice presidente da Associação Catarinense de Citricultura – ACACITROS e Consultor em fruticultura pelo Sebrae/SC falou sobre implantação de pomares de citros e os cuidados nos primeiros anos. O produtor deve estar atento a escolha do terreno, procurando locais bem drenados, solos de textura média, boa insolação, com disponibilidade de água, pouca declividade, planejamento e implantação de estradas e quebra ventos, escolha de cultivares que o mercado tenha interesse em comprar a produção.

É importante que se faça a análise do solo e corrija a acidez e fertilidade antes do plantio das mudas. Comprar mudas de qualidade com porta enxertos adaptados às condições climáticas da região e que sejam produzidas em viveiros certificados. Neste momento da palestra o senhor Moacir Mondini proprietário do viveiro Mondini Plantas de Pouso Redondo mostrou como deve ser uma muda de qualidade e como esta deve ser plantada no campo.

Na sequência o palestrante colocou a importância dos cuidados com a muda como o coroamento, o controle de formigas cortadeiras, a adubação conforme recomendação, o desbrote, uso de cobertura vegetal, uso de roçadeira ecológica e o mais importante que é o produtor gostar da atividade, ser realmente CITRICULTOR.

Fonte: Eng.ª Agr.ª Mariângela Pirotti/CIDASC

Fonte: