Cumprindo meta do SC Rural a Administração Regional de Criciúma realizou no dia 16/08/2014 no período vespertino evento com Mini Oficinas e Palestra sobre Classificação, Embalagem, Rotulagem e Classificação de Frutas, Legumes e Verduras.
Esta capacitação foi realizada durante a AgroPonte – Feira da Agricultura Familiar e do Agronegócio realizada no período de 13 a 17 de agosto no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti – Criciúma – SC.
Com a participação de 73 agricultores o evento foi realizado sob a coordenação do Classificador da CIDASC Hilário Debiasi em conjunto com o Engº Agrônomo Darlan Marquesi da Epagri. Foram formadores também o Classificador Pedro Sérgio da CIDASC e o Engº Agrônomo Roberto Longhi da Epagri de Criciúma.
O evento também contou com a parceria da Coordenação de Olericultura da UGT/EPAGRI de Criciúma e, por ocasião da realização da Feira AgroPonte – Agronegócio & Agricultura Familiar e Exposição de Animais. Vale a pena ressaltar que na região sul do estado a atividade olerícola tem crescido muito nos últimos anos em função da evasão das plantações de fumo, mão de obra cara e difícil, preço dos insumos, …etc.
Outra preocupação é com a questão da rotulagem dos produtos, uma vez que, o Ministério Público vem exigindo dos Supermercados a rastreabilidade dos produtos vegetais, deixando a classe produtora preocupada com as exigências que, para ele “são novas”. Pois bem, uma vez exigida a rastreabilidade o produto deve estar rotulado e classificado.
O foco principal da nossa palestra se deu nas questões do uso de embalagens conforme INC Inmetro/Anvisa/MAPA 09/00, de novembro de 2002, na obrigatoriedade da rotulagem das caixas(produtos) e por fim, a rastreabilidade, uma ferramenta da segurança de alimentos que está sendo exigida pelos consumidores.
Fonte: Hilário Debiasi – ADR de Criciúma