Na manhã de sábado (16), a CIDASC de Galvão apreendeu um caminhão que transportava três animais de forma irregular. Imediatamente, os animais foram abatidos e enterrados. Conforme o fiscal da instituição, Diego Severo, a partir de uma denúncia, a fiscalização de Galvão recebeu uma denúncia para participar de uma ação conjunta com a regional de São Lourenço do Oeste para fazer uma barreira móvel.
No local, apreendeu um caminhão com três animais de procedência desconhecida. Segundo o fiscal da CIDASC, Diego Severo, os animais não tinham GTA e brinco. No entanto, ele acredita que estes animais provavelmente vieram do Paraná. “Fizemos a apreensão e consequentemente o sacrifício sanitário e o enterro destes animais”, contou ao repórter Argeu Melo. “Poderá ser aberto um inquérito policial para investigar o condutor colocou em risco à Saúde Pública”, advertiu.
O Fiscal da CIDASC de Galvão alerta para que os produtores sempre comprem animais apenas com a identificação. Ainda, de acordo com Diego, a fiscalização aumentou por causa da apreensão e abate a animais com tuberculose no município de São Domingos. A tuberculose é uma zoonose que não apresenta sinais clínicos, mas os principais sintomas da doença são cansaço e queda na produção de leite, além de causar sérios prejuízos à saúde do ser humano. (Paulo Grosbelli)
Fonte: Portal Rádio Clube de São Domingos/SC