Ação busca controlar população de espécie que se alimenta de sangue.
Ataque de morcegos é comum nas propriedades rurais na região da Serra.
A equipe da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) realizou uma força-tarefa nesta quarta-feira (13), contra agressões de morcegos hematófagos que atingiam parte do interior de Lages, na Serra Catarinense. A espécie se alimenta exclusivamente do sangue de outros animais. O controle da população desses animais é feita periodicamente.
Os morcegos capturados do tipo hematófago são separados para receber a aplicação do vampiricida, que faz o controle da raiva e alguns animais são mortos. De acordo com a pecuarista Berenice Arruda, o ataque de morcegos é comum na propriedade. “Nós sabíamos da caverna, fomos lá e constatamos que eram os morcegos. Chamamos os técnicos para ajudar”, conta.
Segundo o médico veterinário da CIDASC Volmar Baggio, o número dos morcegos é grande e reflete diretamente no prejuízo dos criadores. “O objetivo da ação é controlar a população de morcegos que, além de atacar animais das propriedades rurais da área, podem ser potenciais transmissores da raiva”, afirma.
A doença é uma infecção aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC). Em geral, ela tem evolução rápida e fatal, que pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem.
Através do link a seguir é possível conferir a chamada televisiva na íntegra: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/08/tecnicos-da-cidasc-controlam-ataques-de-morcegos-em-lages.html
Fonte: Portal G1 SC