Foto: ASCOM/CIDASC

Foto: ASCOM/CIDASC

Os produtores de queijo artesanal da Serra Catarinense estarão reunidos em Lages, nesta quarta-feira (13), para discutir o desenvolvimento e valorização da produção. O 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano acontecerá no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), das 8h30 às 16h15. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, estará em Lages amanhã para participar da abertura oficial do evento.

A expectativa dos organizadores é reunir 250 produtores, comerciantes e técnicos do sul do Brasil para tratar da fabricação de queijos como alternativa para ampliar a renda familiar, além da legislação vigente, consórcios intermunicipais e os desafios para valorizar a produção.

Às 9h30, o gerente adjunto da Gerência Técnica da Emater (RS). Renato dos Santos, irá falar sobre os avanços e limites da legislação brasileira, estadual e regional para o queijo artesanal serrano. Às 10h30, o diretor executivo do Consórcio Cisama, Selênio Sartori, tratará do papel e a importância de consórcios intermunicipais para legalização da produção e comercialização de produtos artesanais. No período da tarde, às 13h30, o Consultor e Coordenador de Projetos da IMCA, Rogério Ern, fala sobre a indicação geográfica e, por fim, às 14h45 o especialista em Produção de Queijos, Bruno Cabral, tratará sobre o mercado, oportunidades e desafios para a valorização do queijo artesanal serrano.

O 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano é organizado pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Serra Catarinense (Aproserra); Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Governo de Santa Catarina; SC Rural; Banco do Brasil; Uniplac; Queijo & Cia e Vinícola Sanjo.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca