Produtos eram reembalados e vendidos a empresas da região, como pizzarias, lanchonetes e supermercados.
A CIDASC apreendeu nesta quinta-feira mais de uma tonelada de alimentos vencidos e adulterados em Balneário Camboriú. Os produtos foram encontrados em uma distribuidora no bairro das Nações através de denúncia anônima. Queijos, presuntos e apresuntados de diferentes marcas eram reembalados pela empresa com uma nova data de validade e depois vendidos para empresas da região, como pizzarias, lanchonetes, supermercados e até hospitais.
A fiscal da CIDASC, Giliane Basco Rizzoli, afirma que a empresa Tião Comércio de Frios foi autuada em flagrante. Conforme a fiscal, a distribuidora não tinha qualquer tipo de inspeção sanitária para fazer esse serviço, por isso a sala de manipulação dos alimentos foi interditada.
– Ao todo apreendemos 1.086 quilos de produtos. Cerca de 100 empresas da região devem ter recebido essas mercadorias, segundo a lista de clientes do mês de julho – avalia.
Giliane explica que o estabelecimento era autorizado apenas a vender produtos, desde que não rompesse a embalagem original. Como havia a manipulação, era necessária a inspeção de um médico veterinário – o que não ocorria.
A apreensão de mercadorias ocorreu por volta das 9h30 na rua Uganda. Dois fiscais da prefeitura também estiveram no local e interditaram o estabelecimento, segundo informou a coordenadora do setor de Alimentos de Vigilância Sanitária municipal, Erli Ribeiro Martins. Os produtos foram levados para a Delegacia da Comarca de Balneário Camboriú e depois serão levados para o aterro sanitário em Itajaí.
– Agora vamos solicitar que a Vigilância Sanitária verifique e alerte os estabelecimentos que receberam esses produtos – comenta.
Contraponto
O advogado da Tião Comércio de Frios, Felipe Cabral, conversou com a reportagem no começo da tarde, quando disse que iria analisar o boletim de ocorrência antes de se manifestar sobre o caso.
Fonte: Diário Catarinense