SCO Programa SC Rural, entre outros objetivos, busca o fortalecimento da defesa sanitária animal e vegetal com ações orientadas para a inclusão social e o aumento sustentável da competitividade da agricultura familiar nos sistemas de mercado, garantindo a qualidade e a excelência dos produtos agropecuários, particularmente aqueles produzidos pela agricultura familiar e processados nos pequenos empreendimentos familiares.

Essa atividade é executada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC em parceria com outras entidades e produtores.

A Administração Regional da CIDASC em Chapecó está executando o Projeto Piloto de Erradicação da Brucelose. O projeto está sendo desenvolvido com apoio financeiro do Programa SC Rural envolvendo os trinta e um municípios da ADR de Chapecó.

No ultimo dia 17 de junho de 2014, mais uma etapa do Projeto foi iniciada com a análise de leite de várias propriedades da região, tendo como objetivo a erradicação da Brucelose Bovina no Estado de Santa Catarina.

Foto: Pedro Roberto Silva Flores

O Teste de triagem realizado é o RING TEST, trabalho este realizado pelo Laboratório da CIDASC de Chapecó.
As amostras reagentes serão encaminhadas para o teste de ELISA. O passo seguinte será a coleta de sangue dos bovinos para prova sorologia para diagnóstico da Brucelose, e saneamento das propriedades positivas

A ação tem sido muito bem recebida tanto pelas agroindústrias, quanto pelos produtores. A maioria vê como uma oportunidade de verificar o estado sanitário do seu rebanho.

O Projeto revelou também produtores rurais contaminados com a doença e contribui com o restabelecimento da saúde dos mesmos, considerando que muitos produtores doentes não estavam sendo corretamente diagnosticados.

Mais informações:

GEDSA – PNCEBT- Florianópolis-(48) 3665 7182.

ADR Cidasc – Chapecó – (49) 2049 7979.